ASSINE NOSSA LISTA MATÉRIA PURA

NAVEGUE

Prescritores

MATÉRIA PURA

CARLOS BARBOSA Rua Rio Branco, 96 / Loja 101 Fone: (54) 3461.1123 - (54) 984299297 PORTO ALEGRE Av. Cristóvão Colombo, 2009 Fone: (51) 3222.0164 - (51) 985951379

CNPJ: 94.306.883/0001-06

Email: materiapura@materiapura.com.br

Entregas:  De 1 a 5 dias úteis

REDES SOCIAIS

© 2018 Materia Pura - Todos Direitos Reservados

Vamos nos proteger contra a gripe?


Inverno se aproximando, mudanças de temperatura e lá vem os surtos de gripe. Para entendermos melhor faremos uma explanação em forma de perguntas e respostas.


Qual a diferença entre gripe e resfriado?

A gripe é mais severa e abrupta, faz com que o indivíduo vá para cama e pode levar à pneumonia ou até a morte. Agora, se você consegue ir trabalhar ou realizar suas tarefas rotineiras, ainda que com nariz escorrendo, garganta irritada, mal estar e febre baixinha, então é porque tem resfriado, que é mais brando e perdura de 2 a 4 dias. Além disso enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é causado por outros agentes, entre eles o rinovírus e o coronavirus.


Quais os sintomas da gripe?

Seus sintomas são: Dor muscular, dor de garganta, cansaço, febre alta (39-40ºC), tosse (que pode durar até duas semanas), mal estar, fraqueza e falta de apetite.


Como a gripe é transmitida?

Ela é transmitida pela secreção das vias aéreas, como da boca e do nariz, por meio de tosse, espirro e até mesmo a fala. Quando espirramos, uma “nuvem” de saliva com vírus flutua por cerca de um minuto até cair, onde fica por cerca de uma hora. Se você passa a mão em uma região que recebeu esta “nuvem” (maçaneta de porta, corrimão, teclado, móveis em geral) e coloca sem querer na boca, no nariz ou nos olhos, ou ainda se compartilha objetos de uso pessoal (talheres, escova de dentes), o vírus entra no organismo.


Como posso evitar de me contaminar e também não contaminar outras pessoas?

Evite apertar a mão de pessoas gripadas. Quem está com gripe costuma coçar ou assoar o nariz e passar o vírus para a mão. Lave bem as mãos com sabonete. Use álcool-gel para desinfeta-las. Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Não use lenços de pano para assoar o nariz, opte por lenços descartáveis. Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, escova de dente e toalha. Ao espirrar, coloque a boca na dobra do cotovelo em vez de usar a mão. Mesmo em dias gelados, deixe algumas janelas abertas, para o ar circular, ao menos quando você não estiver em casa.


Porque idosos e crianças são grupos de risco?

Porque estes dois grupos têm imunidade mais baixa e consequentemente mais dificuldade em responder à infecção pelo vírus.


Se eu tomar a vacina não terei gripe?

Tomar a vacina, não quer dizer que não terá gripe. Apenas estará protegido contra os casos mais graves. A vacina ativa seu sistema imunológico para, ou não se gripar ou ter gripes mais amenas.


Porque tem pessoas que tomaram a vacina e assim mesmo tiveram uma gripe muito forte?

Porque a vacina leva de 10 dias a um mês para fazer efeito. Isto é o tempo necessário para a pessoa desenvolver anticorpos contra a gripe, então estas pessoas quando fizeram a vacina provavelmente já estavam contaminadas com o vírus e ainda não sabiam.


Temos de fazer a vacina todos os anos?

Sim, a imunização pela vacina dura de 6 a 12 meses. O vírus da gripe é mutante e a cada ano ele vai se modificando fazendo com que as vacinas também se adaptem a eles, diferentemente do da febre amarela que se toma a vacina somente 1 vez na vida. A vacina não protege contra todos os vírus da gripe, mas protege contra as formas mais graves de doença.


Qual a diferença entre a gripe comum e a gripe A?

A gripe A é o nome popular dado à gripe causada pelo vírus H1N1, mas temos também outros subtipos de vírus A, como o H3N2. A vacina que temos disponível nos postos de saúde protege contra H1N1, H3N2 e o Influenza B.


Como posso ajudar meu organismo a se defender do vírus da gripe?

Andar bem agasalhado. Proteger bem o pescoço. Evitar diferenças de temperaturas bruscas. Ajudar a sua imunidade com alimentos ricos em vitamina C. Existem suplementos no mercado que estimulam o sistema imune. O uso de medicamentos homeopáticos como o Influenzinum que aumenta a imunidade contra a gripe, aliviando seus sintomas. Fazer uso de álcool-gel frequentemente.


Essas são algumas dicas da Farmácia Matéria Pura em Carlos Barbosa ou Porto Alegre.

Não desaparecendo ou agravando seus sintomas procure um médico.

Em caso de dúvidas consulte nossas farmacêuticas. #materiapura #saude #inverno