ASSINE NOSSA LISTA MATÉRIA PURA

NAVEGUE

Prescritores

MATÉRIA PURA

CARLOS BARBOSA Rua Rio Branco, 96 / Loja 101 Fone: (54) 3461.1123 - (54) 984299297 PORTO ALEGRE Av. Cristóvão Colombo, 2009 Fone: (51) 3222.0164 - (51) 985951379

CNPJ: 94.306.883/0001-06

Email: materiapura@materiapura.com.br

Entregas:  De 1 a 5 dias úteis

REDES SOCIAIS

© 2018 Materia Pura - Todos Direitos Reservados

  • Jaciel Souza

Protetor Solar - Saiba como escolher o Protetor Solar adequado ao seu tipo de pele

Verão chegando, calor aumentando, e lá vamos nós atrás de um filtro solar para nos proteger. Cultura um tanto quanto errada, pois devemos nos proteger da radiação solar o ano todo. Este é um assunto muito longo, mas vamos tentar explicar os pontos mais importantes.

Primeiramente falaremos das duas radiações solares mais importantes das quais devemos nos proteger, UVB e UVA, em seguida, o que importa ao escolher o Protetor.



Os raios UVB, são parcialmente absorvidos pela camada de ozônio, por isso apresentam maior incidência durante o verão, principalmente, no período das 10h às 16h, em regiões de altitudes elevadas e próximas à linha do Equador (como o Brasil, por exemplo). Os raios UVB, por sua vez, provocam vermelhidão da pele (eritrema) e queimaduras. A superexposição a esses raios, além dessas complicações, também pode levar ao surgimento de sardas e manchas e até aumentar o risco de desenvolver câncer; sem esquecer dos prejuízos aos olhos, como catarata e cegueira.


Os raios UVA são os de maior incidência na superfície terrestre, uma vez que não são absorvidos pela camada de ozônio. Eles correspondem à maior porção do espectro ultravioleta e incidem de igual maneira durante todo o dia e em todas as estações do ano, incluindo dias nublados e com baixa luminosidade. Os raios UVA, embora não causem queimaduras, são capazes de penetrar nas camadas mais profundas da pele e danificam as fibras de colágeno e elastina, causando o envelhecimento precoce, por isso que devemos nos proteger, inclusive no inverno e também em dias nublados.

A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.

Por outro lado, a ação dos raios ultravioleta também pode apresentar benefícios à vida humana. A vitamina D, substância muito importante ao metabolismo do cálcio e do fósforo, é sintetizada pela pele somente quando há exposição aos raios ultravioleta. Mas essa exposição deve ocorrer de forma moderada, preferencialmente em horários de menor incidência: antes das 10 horas da manhã e após as 16h.


Sabendo disto o que realmente importa ao escolher um Protetor solar?

Primeiro devemos escolher um filtro que se adapte ao nosso tipo de pele. Por exemplo, quem tem pele oleosa deve optar por um filtro em forma de gel ou de Loção OIL FREE para não sobrecarregar a sua pele com óleo, favorecendo o aparecimento de acne e cravos. Para quem tem pele seca este tipo de filtro resseca ainda mais, sendo necessário um Protetor com mais emoliência, oferecendo um sensorial mais agradável.

Em segundo lugar temos de saber nosso foto tipo que quer dizer se a nossa pele é clara, morena, negra. Para cada tipo existe um fator de proteção adequada. Ao contrário do que muitos pensam a pele negra também queima.


FPS, que é o número de que determina a quantidade de tempo que um indivíduo pode ficar exposto à radiação ultravioleta sem se queimar. Quanto mais alto for o fator, maior o tempo de exposição segura. Ele serve apenas para nos indicar a proteção da radiação UVB.


PPD, é o símbolo que indica a proteção contra a radiação UVA que pode ser representada por +++ ou por um número que deve ser no mínimo 1/3 do FPS. Um produto com FPS 30 deve ter PPD 10.

Outro ponto importante é a idade (bebês acima de 6 meses), pele sensível (alérgicas) ou frágeis (pós-peelings, pós-laser, pós cirúrgica). Esta categoria deve usar protetores que na sua composição contenham apenas filtros físicos.

Ainda assim alguns aditivos são adicionados aos Protetores Solares, como hidrantes, vitaminas, anti-oxidantes, antiaging, protetores de DNA, cor e outros mais. Estes aditivos é que fazem a diferença na qualidade e no preço dos produtos. Quanto mais benefícios, mais valorosos eles serão.

Auto Bronzeador não é protetor solar, ele apenas doa um colorido a pele, sem a necessidade de se expor ao sol.

Hoje temos também óculos, roupas, chapéus, sombrinhas que possuem proteção solar.

Se este assunto deixar você em dúvida na hora de escolher, aconselhe-se com o dermatologista e reporte-se a um de nossos farmacêuticos que lhe darão todas as orientações necessárias além de você poder testar na sua pele aquele que mais se adapta as suas necessidades.


#materiapura