top of page

Ácido Hialurônico



A sociedade apresenta-se mais vaidosa e preocupada em manter a beleza facial e corporal, no entanto, o envelhecimento é um processo natural. Conforme se aumenta a expectativa de vida, aumenta-se também a preocupação com o envelhecimento da pele, pois através da aparência é possível observar o avanço da idade, principalmente na face; sendo este um dos motivos que levam os indivíduos a procurarem produtos que possam diminuir os efeitos do tempo.


O processo do envelhecimento compromete os fibroblastos e, consequentemente, a síntese e atividade de proteínas importantes que garantem elasticidade, resistência e hidratação da pele, como a elastina, o colágeno e as proteoglicanas. Estas modificações levam ao aparecimento de um fenótipo característico, compreendido pelo aparecimento de rugas, flacidez, manchas, diminuição da capacidade de regeneração dos tecidos, perda do tônus, perda do brilho e aumento da fragilidade capilar. A utilização de ácidos no rejuvenescimento facial vem se tornando um procedimento cada vez mais comum. Na maioria dos tratamentos de rejuvenescimento, uma das etapas consiste na aplicação do Ácido Hialurônico (AH), que vem ganhando destaque por ser um constituinte da matriz extracelular, cujas principais funções são preencher os espaços não ocupados pelas células e conferir resistência aos tecidos cutâneos.


O Ácido Hialurônico (AH) é uma molécula que possui uma alta capacidade de ligar-se a molécula de água formando um bloco coeso com grande força para preencher as rugas.

É componente de importantes líquidos do corpo, como, por exemplo, o líquido sinovial, que tem a função de lubrificar as articulações sinoviais, e o humor vítreo, líquido viscoso que atua na manutenção da forma esférica do olho, vale ressaltar que a maior parte do AH no organismo está situada na pele, conferindo volume, sustentação, hidratação e elasticidade a mesma.


Ao devolver o AH nas camadas internas da pele se restabelece o equilíbrio hídrico, filtra-se e regula-se a distribuição de proteínas nos tecidos e compõe-se um ambiente físico no qual ocorre o movimento das células, contribuindo para melhora na estrutura e elasticidade da pele, removendo rugas, realçando e restaurando o volume facial, criando volume labial, suavizando as linhas de expressão e proporcionando o rejuvenescimento facial.

Entre as várias funções desempenhadas pela derme, a manutenção e regulação da hidratação é sem dúvida uma das mais importantes. Fatores como o envelhecimento natural, condições genéticas e influências ambientais fazem com que os conteúdos de água na derme e epiderme variem, o que pode provocar danos à pele. O ÁCIDO HIALURÔNICO é um dos mais importantes componentes da derme envolvidos nesta função, devido à sua elevada capacidade de retenção de água. Aplicado na pele, forma um filme hidratante sobre a epiderme, que ajuda a compensar a perda de água, melhorando as condições da pele e proporcionando desta forma elasticidade, suavidade e uma superfície mais homogênea. Da derme, a água se difunde através das diferentes camadas até chegar à superfície do estrato córneo e evaporar. Por outro lado, o estrato córneo pode absorver a água contida na atmosfera ou em formulações cosméticas devido ao seu fator de hidratação natural. Uma boa hidratação é o resultado de um balanço adequado entre esses, a água que se evapora da pele e a água que a pele absorve do meio externo.


A manutenção de um nível adequado de hidratação na pele está intimamente relacionada com o conteúdo de ÁCIDO HIALURÔNICO presente na derme, devido à grande capacidade que ele apresenta de reter água. Aplicado na pele, o ÁCIDO HIALURÔNICO forma sobre a epiderme um filme elástico, contínuo e não oclusivo, controlando a troca de água entre a pele e o meio externo sem interferir na respiração e nas trocas cutâneas. O ÁCIDO HIALURÔNICO é um dos mais poderosos hidratantes, pois reúne várias propriedades sendo a mais importantes a Alta Capacidade de Retenção de Água; o ÁCIDO HIALURÔNICO atua como se fosse uma “esponja molecular”, capaz de absorver mais de 1.000 vezes o seu peso em água. Por essas características, o ÁCIDO HIALURÔNICO ajuda o estrato córneo a manter um nível adequado de hidratação. Além de ser considerado um poderoso agente hidratante, o ÁCIDO HIALURÔNICO forma um filme elástico e resistente, com um toque sedoso e não-gorduroso; não tem efeito oclusivo, permitindo as trocas cutâneas; possui excelente compatibilidade com a pele.


Uma das maneiras de aplicação do Ácido Hialurônico é com agulhas e realizados por profissionais habilitados. Este procedimento é muito efetivo mas um pouco invasivo e algumas pessoas receiam em fazê-lo. Apresentamos uma solução que faz com que se prolongue os efeitos desta técnica ou para os que preferem um efeito mais natural e um pouco menos efetivo com o BOOSTER DE ÁCIDO HIALURÔNICO. Um creme que contem três tamanhos de moléculas de AH que atuam em várias camadas da pele, lhe proporcionando maior hidratação, elasticidade e resistência, atenuando as rugas. A palavra booster vem do inglês e significa impulsionar, acelerar, potencializar.


Essas são algumas dicas da Farmácia Matéria Pura em Carlos Barbosa ou Porto Alegre.

Em caso de dúvidas consulte nossas farmacêuticas. #materiapura #saude

bottom of page