top of page

Vegetarianos e veganos, qual a diferença?


Atualmente, cada vez mais e mais pessoas se tornam vegetarianas ou veganas. Nesse conteúdo vamos entender melhor o que significa cada um desses conceitos, suas diferenças e a confusão que existe em torno deles.


Os Vegetarianos são pessoas que adotam uma postura alimentar que não consomem nenhum tipo de carne. Quem adota o vegetarianismo não consome: ovo; leite e derivados (queijos, manteiga, iogurtes); mel; alimentos contendo corante de cochonilha e outros aditivos de origem animal


Os Veganos adotam uma postura de não consumo de nada de origem animal, não só na alimentação, como fazem os vegetarianos, mas em todas áreas de sua vida como: vestuário; beleza; saúde; limpeza; diversão; ou seja, um vegano não utiliza qualquer produto que tenha matéria-prima animal ou envolva crueldade e exploração deles.

Para entender melhor o que é excluído da vida de um vegano e o que ele com sua conduta e escolhas boicota, em defesa da vida animal, segue alguns exemplos:


Veganos não usam: Roupas, calçados ou acessórios que sejam feitos de couro; vestuários de pele, seda ou lã; Enfeites, bijuterias, artesanatos com partes penas de aves, cascos de tartaruga, marfim de elefante e conchas de mariscos que estavam vivos quando foram extraídas. Cosméticos e produtos de beleza feitos com ingredientes de origem animal ou, ainda, que sejam testados em animais; Produtos de limpeza e químicos com ingredientes de origem animal e que sejam testados em animais. Algumas bebidas (cerveja e vinho branco principalmente) contêm cola de peixe, e os veganos não bebem.


Para ampliar essas definições, vamos abordar algumas variantes desses conceitos:

• Em alguns casos, nem sempre aqueles que adotam o vegetarianismo o fazem pelos animais, e sim, por questões alimentar e de saúde.

• Há pessoas que se tornam ovolactovegetarianas como uma forma de transição para o Vegetarianismo, que por sua vez pode ser um passo para o Veganismo.

• O Veganismo é um movimento, ético e filosófico, que tem como postura de vida priorizar a defesa, a proteção, a preservação e o respeito à vida animal, por isso, sob sua ótica, o vegetarianismo, mesmo suprimindo alimentos de origem animal, é insuficiente para a prática da compaixão para com os animais, e não contribui para a realização desses objetivos, pois não envolve escolhas que vão além da alimentação.

Aqui na Matéria Pura podemos ajudar quem compartilha desta filosofia de várias maneiras:

-Preparando medicações elaboradas em capsulas vegetais

(industrializados geralmente são de gelatina de origem animal)

-Usando corantes vegetais.

-Pós, blush e xampus totalmente veganos.

-Não usando excipientes de origem animal como lactose.

-Ômega 3 e demais ômegas de origem vegetal.

Enfim, respeitamos todas as filosofias e estilos de vida.

Basta você procurar nossas farmacêuticas e se identificar adepto do vegetarianismo ou veganismo, que indicaremos uma solução.


Essas são algumas dicas da Farmácia Matéria Pura em Carlos Barbosa ou Porto Alegre.

Em caso de dúvidas consulte nossas farmacêuticas. #materiapura #saude

bottom of page