top of page

Terapia com florais floraterapia


É uma terapia criada, nos anos de 1928 a 1936, pelo Dr. Edward Bach, médico homeopata, bacteriologista e imunologista. O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar a estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.


As essências florais não são medicamentos, e, por isso mesmo não são reconhecidas pela comunidade médica internacional como uma forma de tratamento médico e nem os cursos de medicina ministram esta matéria. Na forma como foi concebida, a Terapia com essências florais não visa ser prescrita ou indicada exclusivamente por nenhum profissional, conforme exposto pelo seu criador, Edward Bach, que, apesar de sua formação médica, passou a considerar-se um herborista.


Essência floral ou elixir floral é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega brandy ou álcool natural como conservante. O resultado é uma solução hidroalcaólica diluída, que não possui princípios ativos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral e não apresentam toxicidade para as doses habituais.


Até a década de 80, muito pouco se tinha de pesquisa científica na área da Terapia Floral, sendo as essências consideradas apenas placebo. Com a entrada dos anos 90 o interesse pelo uso das essências florais chegou a academia, sendo registrados desde então estudos sobre os benefício alcançados pela Terapia Floral. Esse movimento veio junto com o crescente reconhecimento da contribuição das práticas naturais e complentares na melhoria da qualidade de vida da população. A própria Organização Mundial de Saúde manifestou-se a este respeito, recomendando seu uso. Entretanto os seguimentos mais ortodoxos tendem ainda a considerar as essências florais como placebo, descartando os possíveis benefícios alcançados. Hoje já é possível ter acesso a teses e monografias, produzidas dentro dos critérios científicos, realizadas em diferentes países. No Brasil, especificamente, já são ministrados cursos universitários de pós-graduação lato sensu em Terapia Floral, assim como são também encontradas teses de Mestrado na área. A partir deste ano a Floralterapia foi incorporada aos tratamentos oferecidos pelo SUS. A inclusão foi anunciada pelo ministro Ricardo Barros durante a abertura do 1º Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Saúde Pública, no Rio de Janeiro. Segundo ele, as terapias alternativas são um investimento importante para a prevenção de doenças.


O que é uma essência floral?

Essência floral é a impressão, captada pela água, dos potenciais de cura de uma determinada planta. As flores, no seu auge de florescência, transmitem para a água, onde são colocadas, a informação da sua virtude característica, com o objetivo principal de proporcionar harmonia aos seres e aos seus ambientes.


Quais os sistemas Florais que existem?

Tudo começou com o Dr. Edward Bach, que inspirou muitos pesquisadores da atualidade a criar outros sistemas florais em diversas partes do planeta. Dentre esses sistemas alguns foram pesquisados seguindo critérios científicos e por isso atualmente são os mais utilizados:

Florais de Bach – (Inglaterra) – Florais da Califórnia (EUA) – Essências Florais do Bush Australiano (Austrália) – Florais de Minas (Brasil) – Florais Filhas de Gaia (Brasil) –Florais do Deserto (Arizona- EUA), Florais do Sul (Brasil).

Karen Nehme farmacêutica da Matéria Pura Farmacia de manipulação é especialista floral pelo Instituto Bach da Inglaterra.


Essas são algumas dicas da Farmácia Matéria Pura em Carlos Barbosa ou Porto Alegre.

Em caso de dúvidas consulte nossas farmacêuticas. #materiapura #saude

bottom of page