No Limite!


O acúmulo de atividades no final do ano pode desencadear crises relacionadas ao stress. Se por um lado, dezembro é tempo de férias, de reencontrar amigos e parentes nas festas e confraternizações, por outro lado há milhares de compromissos, prazos e metas para vencer, provas finais para os estudantes, trânsito pesado e congestionado, filas intermináveis nas lojas, a aproximação das contas de início de ano e o gasto com as férias.


As pessoas que se arrepiam só de pensar no turbilhão de compromissos desse período fazem parte do número crescente de pessoas que sofrem com o chamado “stress de fim de ano”.


Todos nós acumulamos tensões e cobranças da vida contemporânea, porém, quando vivemos por muito tempo suportando esse nível de tolerância, acabamos por nos desgastar, o que desencadeia um quadro de stress, causando prejuízo para o equilíbrio e o bem-estar.


Os sintomas do stress de fim de ano podem ser facilmente reconhecidos.

Vão de insônia e ansiedade a compulsão alimentar, complicações gastrointestinais, dores de cabeça e, em casos mais graves, podem chegar à depressão ou a comportamentos do estado de ansiedade generalizada, como transtorno de pânico, fobia social e estafa, que é o estado de fadiga

extrema, física e mental.


A principal iniciativa para a prevenção do stress é reconhecer as situações, admitir psicologicamente as condições deste e buscar preservar-se mentalmente dos seus impactos.


Quando isso ocorre, muitos recorrem à farmácia a ponto de tentar aliviar estes sintomas.


Como farmacêuticas podemos indicar alguns fitoterápicos que chamamos de adaptógenos, isto é, são produtos que ajudam o indivíduo a se adaptar as condições orgânicas do stress, melhorando seu desempenho frente a tais condições, modulando o cortisol.


Também podemos lançar mão de florais que trabalham estimulando a consciência dos nossos conflitos e desafios, e fortalecem a nossa capacidade de trabalhar com os obstáculos para a nossa saúde e crescimento.


Outro recurso são os medicamentos homeopáticos indicados como auxiliar no tratamento da tensão emocional e mental, nervosismo, ansiedade, inquietação e irritabilidade, em adultos e crianças. Além de problemas do sono.


Toda a recomendação de tratamento é sempre feita de forma individualizada e a farmácia de manipulação têm um amplo campo de atuação nesse sentido, inclusive quando o paciente chega ao balcão em busca de uma solução rápida. Orientamos sempre que os efeitos não são imediatos, pois estes recursos levam pelo menos 15 dias para começar a fazer o efeito desejado. Não desaparecendo os sintomas recomendamos consultar um médico.


Para a prevenção lembramos que organização e planejamento são elementos essenciais. Prevenir as situações que causam stress, ter uma agenda, planejar as situações, ter visão estratégica, assim como disciplina e definição de prioridades, são atitudes fundamentais para que as situações do dia a dia e, especialmente, as muitas demandas do fim do ano ocorram naturalmente. Aliviar as tensões cotidianas com a prática de esporte ou a manutenção de um hobby, ser equilibrado com a bebida alcoólica e uma alimentação leve, por exemplo, são formas de manter o equilíbrio, sobretudo no mundo de hoje, regido por metas e tantas cobranças sociais e profissionais.


Desejamos a todos um Ano Novo com muita paz e saúde.


Essas são algumas dicas da Farmácia Matéria Pura em Carlos Barbosa ou Porto Alegre.

Em caso de dúvidas consulte nossas farmacêuticas. #materiapura #saude

ASSINE NOSSA LISTA MATÉRIA PURA

NAVEGUE

MATÉRIA PURA

Prescritores

CARLOS BARBOSA Rua Rio Branco, 96 / Loja 101 Fone: (54) 3461.1123 - (54) 984299297 PORTO ALEGRE Av. Cristóvão Colombo, 2009 Fone: (51) 3222.0164 - (51) 985951379

CNPJ: 94.306.883/0001-06

Email: materiapura@materiapura.com.br

Entregas:  De 1 a 5 dias úteis

REDES SOCIAIS

© 2018 Materia Pura - Todos Direitos Reservados