top of page

Cúrcuma, vamos comentar um pouco sobre esta planta

Atualizado: 5 de fev. de 2019



A cúrcuma (Curcuma longa L.), conhecida no mercado internacional como "turmeric", tem sua importância econômica devida às peculiares características de seus rizomas (raízes) e usada como uma especiaria culinária. Com a proibição do uso de pigmentos sintéticos nos principais países da América do Norte e Europa , tem-se buscado alternativas naturais, dentre as quais se vislumbra a possibilidade de participação da cúrcuma neste atraente e crescente mercado de aditivos naturais de alimentos.


Além de sua substância corante - a curcumina, contém óleos essenciais de excelentes qualidades técnicas e organolépticas, com características antioxidante e antimicrobiana, que juntos possibilitam estender sua utilização aos mercados de perfumaria, medicinal, têxtil, condimentar e alimentício. Neste último, crescente é a participação da cúrcuma, como por exemplo, amido para confecção de bolos, e, principalmente, como corante em macarrões, mostardas, sorvetes, queijos, ovos, salgadinhos tipo “chips”, margarinas e carnes. Nestes dois últimos alimentos, além de conferir cor, a cúrcuma poderá, num futuro próximo, ser utilizada com finalidade antioxidante.


Sua aplicação na área medicinal ocorre principalmente na medicina tradicional da Índia, China e Japão, como aromático, analgésico, droga contra distúrbios micro circulatórios, tal como trombose. Outras propriedades medicinais da cúrcuma reconhecidas pela farmacopéia asiática são: estomáquico (melhora a digestão), estimulante, carminativa, expectorante, anti-helmíntico, antiinflamatório e dermatológico.


O açafrão da Índia (Curcuma longa L.), pertencente à família Zingiberaceae, classificado como planta condimentar, por vezes é confundido, no Brasil, com outra espécie, a Crocus sativus L., também denominada de açafrão, sendo esta, no entanto, conhecida como o açafrão verdadeiro. A Curcuma longa conhecida também como açafroeira, açafrão-da-terra, açafrão-da Índia, batatinha amarela, gengibre dourada ou mangarataia.


No comércio a cúrcuma pode ser encontrada como pó, obtido após secagem e moagem dos rizomas, daí utilizada na alimentação. Ou bem como na forma de óleo resinas e extrato de curcumina purificado a 98%, este utilizado na medicina.

Recentes estudos demonstraram como essa substância, e também seus derivados, estão em condições de inibir o desenvolvimento de algumas formas de tumores provocados quimicamente como aqueles da pele e do colón. Tal capacidade é possível graças à inibição de formação de vasos sanguíneos que nutrem os tumores.


A Curcuma longa possui outras propriedades terapêuticas entre as quais vale a pena citar aquelas que agem na aterosclerose; também como antioxidante; anti-inflamatório; anti-reumático; antitumoral; na hipercolesterolemia; dispepsia não-ulcerosa; dismenorréia; dor muscular; antioxidante e anti-infeccioso. A Cúrcuma tem sido relacionada como sendo um potente anti-inflamatório, o qual pode ser útil em doenças reumáticas (artrite reumatoide e tendinite. Em medicina Ayurvédica (medicina tradicional indiana), o rizoma de cúrcuma tem sido usado por séculos como tônico para problemas gastrointestinais. Ele também tem sido usado topicamente em várias doenças de pele. Como vários outros remédios naturais, a Curcuma longa pode também interferir com outros fármacos e por isso recomenda-se um uso controlado sob orientação de um médico e de um farmacêutico.


A Cúrcuma pode inibir a agregação plaquetária, devendo ser utilizada com precaução em determinados indivíduos. O uso de fitoterápicos deve ser realizado com extrema cautela em crianças < 2 anos, na gravidez e lactação.


No uso tópico está muito em voga seu uso em máscaras faciais calmantes, com efeito rejuvenescedor, anti-inflamatório, devido os seus óleos essenciais.

Lembramos sempre que nossa intenção é levar informação e não estimular a auto medicação, por isso consulte sempre seu médico e oriente-se com nossas farmacêuticas.


Essas são algumas dicas da Farmácia Matéria Pura em Carlos Barbosa ou Porto Alegre.

Em caso de dúvidas consulte nossas farmacêuticas. #materiapura #saude

bottom of page