Cuidados com os cabelos pós verão

Atualizado: 27 de Jul de 2018

Iniciamos março, as férias terminam e o ano recomeça.

Os cabelos precisam de cuidado durante todo o ano, mas é no verão que os fios precisam de mais atenção. Depois da estação, os cabelos secos costumam ficar ressecados, quebradiços e com frizz pela grande exposição ao sol, mar, ao cloro da piscina e o excesso de lavagem também prejudicam o couro cabeludo ao ponto de poder resultar em uma descamação. Os oleosos sofreram com o excesso de oleosidade e suor que o calor provocou, propiciando o desenvolvimento de fungos.

Em função destes agentes externos, o couro cabeludo sofre mais e os folículos pilosos ficam obstruidos gerando uma queda dos fios que conforme a quantidade depende de tratamento.

É importante também tratar de acordo com cada tipo de cabelo.



Os cabelos secos ou com química, como tintura e alisamento, já fragilizados ficam quebradiços e ressecados e precisam de produtos específicos. Hoje em dia verificamos um grande avanço tecnológico no desenvolvimento de produtos cosméticos principalmente os capilares. Antes os produtos não penetravam nas fibras capilares, agora com a nanotecnologia isto já é possível.Xampus produzidos a partir de nanopartículas que proporcionam maior permeabilidade dos aminoácidos na fibra capilar oferecem proteção, reconstrução e reparo dos danos a que os fios estão expostos diariamente. Combina ingredientes tecnológicos e hidratantes que tratam os fios de dentro para fora. Xampus com ativos naturais compostos por óleo de girassol, óleo de abacate, óleo de castanha do Brasil, extrato de chá verde e queratina; encapsulados em vetores ativos multifuncionais (VAM – partículas de alta afinidade pelos cabelos). Confere restauração profunda, nutrição e brilho intenso. A forte ação antioxidante atua protegendo os cabelos da ação de agentes externos, tais como poluição e radiação, mantendo a cor dos fios e devolvendo a jovialidade aos cabelos. Após o uso do xampu aplicar uma máscara capilar rica em aminoácidos e óleos com os já citados e manteiga de karitê, deixando sobre os fios por 2 minutos para que sua ação seja efetiva. Uma super-hidratação é recomendada a cada 15 dias para manter a umidade dos fios.


Os cabelos oleosos também requerem tratamento especial. Neste caso necessitamos de produtos que controlem este excesso de oleosidade como Xampu com Piritionato de Zinco, LCD (licor carbones detengen), ingredientes naturais como Extrato de Hamamelis, de Alecrim, Babosa, Algas entre outros.  Esse tipo de cabelos por vezes possuem as pontas secas, neste caso podem usar condicionadores apenas nas pontas dos cabelos, mas jamais na raiz.


Caspa. Existem dois tipos de caspa que tem tratamentos também distintos. A caspa seca que é formada por pequenas partículas que empoeiram o pescoço e ombros sem processo inflamatório e que sua ocorrência se dá por uso produtos inadequados como xampus, tônicos, tratamentos químicos ou banhos excessivamente quentes. O tratamento se faz com a eliminação do agente irritante e com substâncias calmantes. Já a caspa gordurosa, são escamas embebidas em sebo, mais grossas e aderentes à pele do couro cabeludo e a raiz do cabelo acompanhada de processo inflamatório de intensidade variável. O excesso de sebo favorece a proliferação de fungos e bactérias. A caspa favorece a queda de cabelo por obstrução de seus folículos. Nestes casos o tratamento se dá através de xampus e tônicos que contenham substâncias adstringentes e antissépticas como Piritionato de Zinco, Cetoconazol, Ácido Salicílico, Piroctona Olamina, Extratos vegetais de Barbatimão, Alecrim, Sálvia e muitos outros.


Queda. Esta pode ter diversas origens com hormonal, caspa, má alimentação, stressdoenças da tireoide, deficiência de ferro e vitaminas, amamentação, doenças infecciosas e autoimunes, entre outras. A causa exata da perda de cabelo vai determinar a quantidade de cabelo perdido, a velocidade com que isso acontecerá. Nesta época a mais comum é por falta de ferro e vitaminas que se trata com suplementações como Pill Food, fórmulas que contenham ferro quelado, que contenham biotina e/ou Silício orgânico (também conhecido como capsula da beleza). Dos tônicos capilares o mais utilizado é a Solução de Minoxidil. A terapia combinada in/out apresenta resultados mais efetivos.

Tudo isso depende também de hábitos saudáveis de vida. Não desaparecendo os sintomas procure um dermatologista e oriente-se com o seu/sua farmacêutico(a).


ASSINE NOSSA LISTA MATÉRIA PURA

NAVEGUE

Prescritores

MATÉRIA PURA

CARLOS BARBOSA Rua Rio Branco, 96 / Loja 101 Fone: (54) 3461.1123 - (54) 984299297 PORTO ALEGRE Av. Cristóvão Colombo, 2009 Fone: (51) 3222.0164 - (51) 985951379

CNPJ: 94.306.883/0001-06

Email: materiapura@materiapura.com.br

Entregas:  De 1 a 5 dias úteis

REDES SOCIAIS

© 2018 Materia Pura - Todos Direitos Reservados